Como Alavancar As Vendas Pela Internet Sem Elevar Os Custos

Tempo de leitura: 10 minutos

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Amigo empresário, você gostaria de ter no seu negócio quatro vendedores que trabalhassem para você, 24 horas por dia, 365 dias por ano e, que não culpasse a crise econômica pela queda nas vendas?

Eu tenho certeza que sim…

Existem grandes chances de que você esteja neste momento, buscando uma maneira de incentivar seus vendedores a superarem suas metas que, devido à crise, eles mesmos estão dizendo, com mais frequência do que deveriam, que não serão capazes de fazê-lo.

Por isso é de extrema importância que você preste bem atenção, caso queira de fato alavancar as vendas pela da internet.

Neste artigo, você irá aprender de maneira simples e didática, como alavancar as vendas da sua empresa, usando de maneira estratégica os quatro melhores vendedores que uma empresa pode ter.

Estes quatro vendedores são verdadeiras máquinas de vendas.

Podemos até apelida-los de “O Quarteto Fantástico”.

Este modelo de vendas pela internet que vou lhe apresentar, vem sendo usado com bastante sucesso por empresas que comercializam produtos físicos, digitais e serviços nos EUA e tem sua eficiência comprovada.

Eu mesmo uso no meu negócio e nos negócios dos meus clientes.

Mas antes de prosseguirmos, eu gostaria de lhe mostrar alguns números sobre o movimento da internet no Brasil.

Mais da metade dos domicílios brasileiros passou a ter acesso à internet. Os dados referentes a 2014 mostram que 36,8 milhões de casas estavam conectadas, o que representa 54,9% do total.

São 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet.

Isto explica porque o número de brasileiros que compram online mensalmente já superou o dos que consomem em lojas físicas.

De acordo pesquisa realizada, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses contra 30,9% que declaram comprar em lojas físicas com a mesma frequência.

Somente 3,4% dos consumidores entrevistados nunca adquiriram produtos em sites.

Fonte: IBGE / Jornal O Globo.

 

Dito isso, creio que você já tenha percebido que a melhor maneira de alavancar as vendas da sua empresa seja mesmo através da internet.

Mas mesmo a internet sendo comprovadamente um oceano de oportunidades para pequenas e médias empresas, muitos empresários ainda acham que basta ter um site “bonitinho”, fazer promoções com altos descontos e a mágica acontece.

Ledo engano…

Se você pretende gerar vendas pela internet todos os dias, de maneira séria, profissional, você precisa ter uma estratégia eficaz.

É preciso seguir uma metodologia.

O primeiro passo que deve ser tomado por você nesta jornada de vendas pela internet é:

Defina o Seu Público-alvo

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De nada vale colocar seu negócio na internet e atrair para ele pessoas que não estão nem um pouco interessadas no que você está comercializando.

Para implementar uma estratégia de Marketing Digital eficaz, você tem que conhecer o seu cliente ideal a fundo e usar de técnicas específicas para atraí-lo até o seu site e converte-lo de mero visitante em comprador recorrente.

No artigo 3 Estratégias de Vendas Que Irão Dobrar o Faturamento Da Sua Empresa eu falo de forma mais detalhada sobre definir o seu público-alvo.

Uma vez definido seu público-alvo, você estará pronto para usar de maneira eficiente, os quatro melhores vendedores da sua empresa, que são:

Vendedor #1 – O Blog

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Calma, calma… sei que isto não é nenhuma novidade para você.

Mas sei também que muitos donos de negócios e profissionais liberais que adotaram esta prática, não estão sabendo usar seu Blogs como uma ferramenta de vendas.

O Blog da sua empresa precisa ser visto e tratado como um Blog de Negócios e, ponto final.

Isto não quer dizer também que você deve enche-lo de anúncios de outras empresas (Google Adsense) para ganhar um “ dinheirinho”. Não.

Ter um Blog de Negócios quer dizer publicar artigos que não só atraiam o seu cliente ideal, mas que também faça com que ele realize uma ação ao final da leitura de cada artigo.

Esta ação poder ser, deixar um comentário, se cadastrar na sua lista de e-mails, realizar um pedido de orçamento, ou até mesmo efetuar uma compra.

O que vejo, na grande maioria das vezes, são artigos meramente informativos.

O Blog da sua empresa não pode ser assim.

Além de ser o hub de conteúdo da sua empresa, ele precisa atuar como um vendedor dedicado.

Dica do dia: cada artigo que for publicado no seu Blog deve resolver de maneira eficaz, uma dor do seu cliente ideal. E ao final do artigo, ele precisa saber que você pode fornece-lo a solução que ele tanto busca

.Vendedor #2 – Redes Sociais

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Existe uma infinidade de Redes Sociais por aí, mas como geradoras de negócios, na minha humilde opinião, considero apenas Facebook, Youtube, Twitter e Instagram.

Sua empresa TEM que estar em cada um destes canais caso queira ter cada vez mais proximidade com o seu cliente ideal.

Você deve usar as redes sociais com os seguintes propósitos:

  • Gerar tráfego (visitantes) para o seu site/Blog;
  • Gerar desejo de compra nos seus seguidores;
  • Converter estes seguidores em compradores recorrentes;
  • Criar engajamento com seu público;
  • Ouvir o seu público.

Ter um perfil da sua empresa nas redes sociais quer dizer interagir com seu público todos os dias, mais de uma vez ao dia.

Seu público precisa saber que por trás de um post no Facebook, por exemplo, existe uma pessoa que irá responde-lo em um curto espaço de tempo a qualquer dúvida que ele tenha.

Vendedor #3 – e-Mail Marketing

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Imagine ter uma sequência de e-mails que gera vendas para seu negócio enquanto você dorme.

Este é o tão famoso “gerar vendas no piloto automático”.

Mas este é um paradigma que já foi quebrado faz tempo, apesar de alguns empresários ainda acharem que é assim que as coisas funcionam.

Pensar desta maneira, é pensar dentro da caixa.

Montar uma sequência de e-mails na sua ferramenta de e-mail marketing certamente irá lhe render bons frutos, mas somente se você o fizer da maneira correta.

Muitos experts no assunto dizem: “Você nunca deve tentar vender no primeiro e-mail”

Outros dizem: “Ah.. a cada sete e-mails de conteúdo, envie um de venda”

Uma campanha de e-mail marketing bem sucedida, capaz de gerar vendas para sua empresa TODOS OS DIAS do ano, vai bem além disso.

É preciso estar fundamentado em uma metodologia eficaz.

E nem é preciso quebrar a cabeça para descobrir como criar a sequência correta que fará deste seu vendedor #3 uma máquina de vendas.

Você só precisa enviar quatro e-mails em cada uma das suas campanhas que você fará ao longo do ano.

  • E-mail #1 – Segmentação;
  • E-mail #2 – Engajamento;
  • E-mail #3 – Oferta;
  • E-mail #4 – Reset

No artigo Como Vender Pela Internet Todos Os Dias Em 2017 eu explico em detalhes cada uma destas fases.

Campanhas de e-mail marketing são, por si só, geradoras de lucro para o seu negócio.

Agora você está pronto para conhecer o último e não menos importante…

Vendedor #4 – O Google

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Resolvi deixar este por último não por ser o menos importante no processo de alavancar as vendas da sua empresa pela internet, mas sim, por ser principalmente através dele que o seu cliente ideal chegará até a sua empresa.

Como?

Identificando o que o seu público-alvo anda procurando e produzindo conteúdo para que seja encontrado por ele.

É verdade que para isso é preciso uma boa dose de conhecimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e, sabemos que os resultados não serão sentidos no curto prazo.

Mas também é verdade que este cenário de espera vem mudando desde o instante em que as pesquisas nos buscadores, em especial o Google, têm se tornado mais específicas.

As técnicas de palavras-chave de cauda longa têm feito com que algumas empresas ocupem os primeiros resultados no Google em um curto espaço de tempo.

E usar tal metodologia faz com que o visitante do seu site/Blog seja ainda mais qualificado.

Veja este exemplo:

Digamos que você tenha um escritório de advocacia e crie um conteúdo ensinando como agir em uma determinada causa, que tenha como palavra-chave “ escritório de advocacia”.

Isto quer dizer que o Google irá mostrar seu conteúdo para pessoas:

  • que estão procurando emprego em escritórios de advocacia;
  • que querem oferecer produtos e serviços diversos para escritórios de advocacia;
  • que estão em busca de qualquer outro assunto que não aquele que você está se propondo.

E com sorte, um número de pessoas que queiram realmente contratar um advogado para defender suas causas.

Ao passo que, se você usar uma palavra-chave de cauda longa, do tipo “como proceder em uma partilha de bens no divorcio RJ”, o volume de pessoas buscando por este termo será bem menor, mas por ser um público qualificado, as suas chances de atrair realmente quem você deseja, são infinitamente maiores.

Como consequência, as suas chances de gerar uma venda do seu serviço ou mesmo de uma simples solicitação de orçamento, aumentam consideravelmente.

Se você gera conteúdo de qualidade, considere que ao ser encontrado pelo seu cliente ideal, 50% da venda já está feita.

Conclusão

Alavancar as vendas pela internet, de maneira orgânica, sem que seja necessário investir em compra de tráfego (visitantes) tornou-se o objetivo de empresários que desejam levar seus negócios para o próximo nível.

Mas isto tem sido a causa de muitas frustrações também por parte daqueles que colocam um site no ar, mesmo que seja um e-commerce, investem pesado em compra de tráfego e continuam vendo seus fluxos de caixa trabalharem no negativo.

Recapitulando: para alavancar as vendas pela internet você precisa…

  1. Ter um Blog;
  2. Ter uma campanha de e-mail marketing;
  3. Distribuir seu conteúdo nas Redes Sociais;
  4. Gerar conteúdo

De nada adianta tomar as devidas ações de implementar uma estratégia como esta sem ao menos saber como a sua empresa é vista na internet.

Antes de iniciar a implementação de qualquer estratégia de vendas, é preciso fazer uma análise de presença online completa do seu negócio.

Com esta análise, você conseguirá identificar aonde está, para aonde deve ir e, principalmente, o que seus concorrentes estão fazendo para estar à sua frente.

Este Quarteto Fantástico que acabei de te apresentar levará sua empresa para o próximo nível, mas somente se você usá-lo da maneira correta.

Espero que este artigo tenha sido útil para você.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seus comentários abaixo e terei o enorme prazer em responde-lo.

Forte abraço, sucesso e até o próximo artigo!

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